Notícias

Defensora Geral participa do lançamento do concurso na AL


O concurso Ao Pé da Letra, iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), foi lançado em solenidade na manhã desta terça-feira (17/09), no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes. A defensora geral do Estado, Mariana Lobo participou do lançamento ao lado do presidente da Assembleia, deputado José Sarto, e da secretária de educação do Ceará, Eliana Estrela e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique.

O presidente da AL, deputado José Sarto (PDT), afirmou que o objetivo do concurso é, de forma lúdica, estimular a juventude do Ensino Médio do Ceará a conhecer mais a língua portuguesa e se envolver no universo do conhecimento. Sarto afirmou que esta é uma ideia inicial e, futuramente, pode ser ampliada para outras iniciativas, como concurso de matemática, física, história.

As etapas do programa Ao Pé da Letra serão exibidos nos dias 21 e 28 de setembro e nos dias 2, 12, 19 e 26 de outubro, às 15h, na TV Assembleia. O programa de estreia será exibido no sábado (21/09), às 15h, na TV Assembleia (canal 31.1). O concurso conta com 16 estudantes da Rede Estadual de 14 municípios cearenses.

A secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela, representando na solenidade também o governador Camilo Santana, indicou que acredita no potencial dos jovens cearenses e a participação dos estudantes no concurso mostra que a educação do Estado está no caminho certo.

A defensora geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, destacou a importância de investir na educação e na autoestima dos jovens, e de que o Legislativo apoie políticas públicas inclusivas.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique, afirmou que a iniciativa da AL é inovadora e oferece uma motivação para estudantes, famílias e escolas ao promover um programa no estilo de soletração na TV no Ceará.

Andson Germano, estudante de 18 anos da cidade do Crato, é um dos 16 finalistas do concurso. Em Fortaleza, para a gravação do programa, ele relembrou a rotina de estudos, que contou com apoio de professoras e coordenadoras da escola e da família. Andson comenta que sempre teve afinidade com o português, por gostar de ler e escrever.

Estudante de uma escola do bairro Jardim Cearense, Tainá Franco, de 14 anos, comentou que a primeira etapa envolveu estudantes da própria escola, levando em conta as melhores notas na disciplina de Português. Para o concurso, ela aliou o hábito de leitura com pesquisas sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa.

Participam da etapa final do concurso alunos dos municípios de Boa Viagem, Caucaia, Canindé, Crato, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapajé, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mombaça, Tauá, Ubajara e Uruburetama.
Entre os prêmios para os vencedores do concurso estão notebook, intercâmbio e curso de inglês na Inglaterra, tablet, viagem a Brasília e smartphone e, para os professores de língua portuguesa, uma pós-graduação.
Estiveram presentes na solenidade os deputados Evandro Leitão (PDT), Fernando Santana (PT), Nezinho Farias (PDT), Queiroz Filho (PDT), Jeová Mota (PDT).


Últimas notícias

+ Noticias