Notícias

Chegou: Live 100 do #NaPausa


A tão aguardada Live 100 do #NaPausa já tem dia, hora e convidadas definidas. A edição especial do programa de debates e conversas ao vivo da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) vai reunir a defensora geral do estado, Elizabeth Chagas, e a juíza Andréa Pachá nesta quinta-feira (15/7) em uma discussão sobre “Humanização da Justiça ou judicialização do humano?”. A transmissão acontecerá no perfil @defensoriaceara, no Instagram, a partir das 17 horas.

Andréa é um dos nomes mais proeminentes da magistratura brasileira. Tem conquistado cada vez mais destaque por conta de posturas públicas em favor da promoção dos direitos humanos e de uma maior atenção do poder público às populações mais vulneráveis. Também escritora, Pachá tem três livros lançados nos quais discute, entre diversos outros assuntos, casos com os quais lidou na carreira como operadora do Direito.

O encontro virtual da magistrada com a defensora geral Elizabeth Chagas acontece no momento em que a atuação da DPCE tem se mostrado ainda mais fundamental à garantia de direitos das populações mais pobres, pois a pandemia do novo coronavírus aumentou as desigualdades e estendeu vulnerabilidades a patamares preocupantes. Daí a necessidade de pautar dois aspectos importantes desse contexto: a humanização da justiça e a judicialização do humano.

“Estamos há quase um ano e meio com o #NaPausa no ar e pra esse marco da centésima live nós queríamos promover um debate em educação em direitos que fosse ao cerne da situação que atravessamos. O Covid escancarou situações e forçou todas as instituições a uma adaptação imediata. Nós, da Defensoria, sentimos esse impacto com muito mais força porque lidamos diretamente com quem mais tem direitos violados e mais precisa de assistência jurídica. Agora, mais do que nunca, é essencial sabermos o lugar que ocupamos dentro do sistema de justiça. E esse debate vai ilustrar tudo isso muito bem”, acredita a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), defensora Patrícia de Sá Leitão.

É a ESDP quem idealiza e produz o #NaPausa, que está na iminência de superar o marco de 100 mil espectadores e, mesmo tendo sido criado para lidar com a nova dinâmica de vida imposta pela pandemia, deve continuar acontecendo após os serviços presenciais da Defensoria serem totalmente restabelecidos.

“O #NaPausa foi uma aposta que fizemos diante do único cenário que tínhamos. E é muito gratificante ver que, apesar de tantas lives acontecerem ao mesmo tempo e o tempo inteiro, há tanta gente interessada em se apropriar dos próprios direitos, em discuti-los e levá-los adiante, pra quem não sabe que os têm. Esse projeto é, antes de tudo, sobre todos nós devermos exercer nossa cidadania na sua plenitude”, acrescenta Patrícia de Sá Leitão.

Para assistir às edições anteriores do #NaPausa, clique aqui. As transmissões acontecem com o apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec).

SERVIÇO
#NAPAUSA NÚMERO 100
QUANDO: 15 de julho de 2021.
ONDE: no Instagram @defensoriaceara, a partir das 17 horas.


Últimas notícias

+ Noticias