Notícias

Defensora Geral realiza plenária no Cariri


Nesta segunda-feira (13/03), a defensora pública Elizabeth Chagas realizou mais uma plenária com defensores e defensoras públicas, meta do seu plano de gestão, onde debateu presencialmente com os membros os avanços da carreira e os desafios institucionais. Na ocasião, ela viajou ao Cariri para esclarecer os novos termos da lei aprovada na última quinta-feira (09), relativa ao reajuste de subsídios dos membros, bem como as políticas institucionais. O encontro aconteceu no Núcleo de Prática Jurídica da Unileão, que possui parceria com a DPCE e contou com a presença de 17 defensores e defensoras que atuam na região.

Durante sua fala, Elizabeth Chagas fez um balanço de todas as conquistas legislativas desde o final de 2019, ano que iniciou sua gestão à frente do cargo, que já acumula 14 leis aprovadas de autoria da Defensoria Geral. Passos que denotam o avanço da autonomia da instituição, que faz sua negociação com os poderes de forma direta, discreta e coerente. “Tenho repetido que não surfo na onda de ninguém. Quando cheguei na gestão, outras defensoras gerais tinham aberto o caminho da autonomia e cabia a mim avançar para ampliar a nossa legislação. Foram 14 leis, até o momento, nas quais reorganizamos a instituição e avançamos em conquistas.  Tive a honra de estar à frente desse avanço que foi conseguir a nossa sonhada equiparação de subsídios, pleito histórico que venho pessoalmente negociando com os três últimos governadores. Meu compromisso é com resultado. É assim, meu modo de agir: com discrição e a responsabilidade que as pautas da Defensoria requerem”, firmou.

A subdefensora pública geral Samia Farias esclareceu que os novos subsídios não repercutem nas demais conquistas, já que eles são verbas indenizatórias, situação também prevista antes da aprovação. “Trabalhamos incansavelmente, olhando cada cenário, prevendo este momento, que é tão importante para a carreira. Vamos comemorar essa conquista, mas sem esquecer que ainda temos outras pautas prioritárias para trabalhar, cuja finalidade é atender melhor nossos assistidos e estruturar nossos serviços”.


Últimas notícias

+ Noticias